Gálatas 5:3 explicado

Por: Cleiton Gomes 


Façamos a leitura do texto bíblico, em seguida teceremos breves comentários:


"E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei." (Gálatas 5:3). 


Explicação. O assunto sobre a circuncisão na carne era alvo de muitos debates entre às duas escolas farisaicas, a de Hilel e Shamai (Talmud Bavli, Yevamot 46a e 46b). Essas duas escolas eram ferrenhas opositoras entre si, e constantemente debatiam sobre qual era a melhor maneira de interpretar os mandamentos da Torá. Na época em que viveu o apóstolo Paulo, a maior comunidade farisaica existente era a escola de Shamai, e a razão disso será contada agora: conta o site da Enciclopédia Judaica que, covardemente, alguns dos fariseus shamaítas assassinaram muitos dos discípulos de Hilel (Fonte: The Jewish Encyclopedia, in: Bet Hillel And Bet Shammai, by: Marcus Jastrow, S. Mendelsohn. 1906. P. 115-116). 


Yeshua, ao se referir aos fariseus da escola de Shamai, descreve que aquela geração de discípulos eram filhos de assassinos, descrevendo o mesmo episódio contado pela enciclopédia judaica (Mateus 23:29-35). O rabino ortodoxo Harvey Falk confirma que o Messias estava se referindo ao episódio do assassinato:


".... Jesus, o Nazareno, fez uma grave acusação contra os fariseus por volta do ano 30 EC [era comum], quando Ele estava no Templo durante a sua última Páscoa, referindo-se diretamente ao conflito entre as escolas rabínicas de Hilel e Shamai, e que resultou na morte de muitos dos discípulos de Hilel, o Ancião.” (Rabbi Harvey Falk mets Jesus the Nazarene, Robert D. Mock). 


Considerando que a maior autoridade religiosa nos tempos apostólicos era formado pela elite da escola de Shamai, e sabendo os diversos erros de interpretação disseminados por eles, Paulo entendeu que se os gentios novos convertidos quisessem se converter formalmente ao judaísmo ("proselitismo") eles estariam sujeitos a praticar todos os erros antibíblicos praticados pelos shamaítas, o que resultaria em negar Yeshua, visto que o Messias veio para ensinar os mandamentos da Torá de forma limpa, sem preceitos de homens. Essa é a razão de Paulo se opor aos que queriam obrigar os gentios a serem circuncidados de forma obrigatória. 


Este apóstolo, assim como os demais outros, entendiam que os gentios poderiam garantir um lugar no mundo vindouro se tão somente conseguissem praticar mandamentos mínimos com perfeição, sem que fosse necessário se converter formalmente ao Judaísmo. Foi por isso que, no Concílio de Jerusalém, os apóstolos se opuseram aos fariseus shamaítas que queriam obrigar os gentios a serem circuncidados na carne (Atos 15:1,5,10-21). 


Ainda que muitos atualmente queiram obrigar os gentios a praticar todos os mandamentos da Torá para, talvez, garantir um lugar no mundo vindouro, esta não era a interpretação de vários outros sábios do passado. Pois, os antigos diziam ser necessário praticar regras mínimas de forma adequada, com sinceridade no coração, e assim os gentios garantiriam lugar no mundo vindouro. Confira essa assertiva nas palavras do rabino ortodoxo David Flusser


"Um não judeu, que vive de acordo com certas leis morais básicas, sem seguir toda a lei mosaica, é abençoado. O prosélito, o gentio que se converteu ao Judaísmo, entretanto, está comprometido com toda a lei. Se um prosélito não consegue cumprir toda a lei, sua conversão ao Judaísmo constitui, por si só, a causa de ele transformar-se num filho do inferno. Ele jogou fora, sem nenhuma necessidade, sua benção.” (Jesus. Editora Perspectiva, 1ª edição - 2019, página 51).


Outros sábios também disseram que os gentios poderiam reservar lugar no mundo vindouro:


"Os justos entre os gentios terão sua parte do mundo vindouro". (apud in “Conhecimento Judaico I”, Nathan Ausubel, Koogan editor, página 304).


há homens justos entre os gentios, e que estes vão entrar no mundo vindouro” (Tosefta Sanhedrin XIII, 2). 


Em suma, o apóstolo em questão estava alertando aos gálatas sobre o perigo de querer se tornar prosélito na maior comunidade farisaica daquela época, tendo em vista os erros doutrinários praticados por aquela comunidade. Os shamaítas costumavam impor a circuncisão de forma obrigatória aos gentios, porém, muitos deles faziam isso apenas para se gloriar na carne, como que posando de santos. Essa é a razão da revolta de Paulo contra eles (Gálatas 6: 12-14).



Seja iluminado!!! 






Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito interessante este conteúdo, e isto me lembrou os acontecimentos com o Cornélio, que acho que até seria interessante colocar em algum lugar deste estudo: E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
    Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
    Atos 10:34,35

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário